Via: https://falacaragua.com.br/2a-reuniao-do-circuito-litoral-norte-com-secretarios-municipais-e-conselhos-de-turismo-enfatiza-acoes-de-infraestrutura-do-plano-regional-de-turismo/

O Consórcio Turístico Intermunicipal do Circuito Litoral Norte realizou, na última terça-feira (25), a segunda edição da reunião com Secretários de Turismo e Presidentes dos Conselhos Municipais de Turismo das cinco cidades integrantes – Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.

Parte da estratégia de integração regional do Circuito Litoral Norte, a ação contou ainda com a presença da equipe da Secretaria de Turismo do Estado e Viagens e do SEBRAE-SP.

A reunião virtual foi comandada pelo secretário Executivo e atual presidente Interino do consórcio, Gustavo Monteiro, e abordou pautas como: status das ações do Plano Regional do Consórcio, Roteiros Turísticos e Rotas Cênicas, Observatório de Turismo Regional, Workshop de Crédito Turístico, Airbnb, participação de feiras e eventos, capacitações e treinamentos e demandas dos Comturs Intermunicipais.

Entre as atualizações do plano de trabalho regional, destacou-se a parceria inédita do consórcio com o CIET, Centro de Inteligência da Economia do Turismo da SETUR-SP, que deve ser formalizada por meio de assinatura de termo ainda neste mês de maio e visa disponibilizar dados de Observatório de Turismo regionais.

Esta ação vai coordenar a troca de informações entre trade e poder público local com o CIET, que irá avaliar e disponibilizar os dados organizados em informações como taxa de ocupação mensal, previsão semanal, valores de diária média, fluxo de visitas em atrativos, movimento de bares e restaurantes, além de avaliação de turistas nas redes e dados do setor público. Sempre em nível regional, seguindo a atuação do consórcio.

Outro assunto de destaque foi o Projeto Rotas Turísticas, que visa incentivar as viagens pelo Estado e criar produtos completos intermunicipais que fomentem o turismo nas cinco cidades. Neste momento, os municípios estão selecionando as atrações relevantes que devem entrar no guia virtual e categorizar os roteiros em temas como: religioso, gastronômico, náutico, aventura, natureza, cultura e história.

“É importante que uma rota tenha vários segmentos, porque assim também atinge um público maior”, afirma a representante da Coordenadoria de Turismo do Estado, Maria Helena Boeri.

A previsão é de que o guia virtual seja lançado até o mês de julho para que a região turística possa contar com esse apoio de divulgação e estruturação de produtos em todo o segundo semestre de 2021.

"As Rotas Turísticas são mais um exemplo da união regional do Litoral Norte. Unificar produtos turísticos e transformá-los em rotas regionais amplia a permanência e experiência do turista na região. O guia elaborado será uma importante ferramenta para divulgação nacional e internacional do que o Litoral Norte possui de melhor”, ressalta a secretária de Turismo de São Sebastião, Adriana Augusto Balbo Venhadozzi.

O encontro reforça um dos principais objetivos do Circuito Litoral Norte, que é a profissionalização e organização da região do Litoral Norte como um produto completo e pronto para ser vendido tanto ao mercado nacional, quanto internacional.

“O setor de Turismo envolve mais de 50 atividades da economia, foi o mais impactado na pandemia e será o primeiro a trazer a recuperação para Região Turística do Litoral Norte. O fato de estarmos organizados em um consórcio profissionalizado tem atraído investimentos em ações fundamentais da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado e colocado o destino em destaque com opções de atrativos para o ano todo como Sol e Praia, Natureza, Aventura, Esportes, Turismo Náutico, Gastronomia, Ecoturismo, História, Cultura e Turismo de Base Comunitária. O Litoral Norte é o destino mais completo do Estado e o turista dos principais polos emissores precisa saber disso”, completa o secretário Executivo e presidente Interino do Circuito Litoral Norte, Gustavo Monteiro.

As ações seguem focadas na estruturação da Região Turística nesta fase; e, no momento de abertura, alinhado com o Plano São Paulo, já estão planejados investimentos e ações de promoção regional como feiras, eventos, famturs, ações de incentivo com operadores, marketing Digital a ações com influencers, imprensa nacional e internacional, sempre com apoio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado e Ministério do Turismo.

“A importância do consórcio junto à estruturação regional é que vai de encontro com as políticas da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, o que nos ajuda a pleitear mais recursos e mais ações que possibilitem uma maior exposição do Litoral Norte e, consequentemente, de Caraguatatuba”, acrescenta a secretária de Turismo e presidente do Comtur de Caraguatatuba, Maria Fernanda Galter Reis.